Quem investe em iluminação industrial led, geralmente está em busca de seus benefícios, como sua longa vida útil e a economia. Mas, é preciso ter cautela com algumas questões para garantir que o resultado seja conforme o esperado, evitando desperdícios e uma má iluminação, que pode levar desde à uma queda na produtividade, até a acidentes. Mas quais são esses cuidados? Vamos te explicar a seguir.
Ambiente (grau de proteção IP)
Um dos primeiros cuidados que você deve ter ao investir em uma iluminação industrial led é verificar se o grau de proteção IP é o ideal para o ambiente em que as luminárias serão instaladas. A proteção IP é utilizada para analisar o nível de resistência das luminárias, levando em consideração aspectos externos. São dois números apresentados: o primeiro corresponde ao grau de proteção contra sólidos (de 0 a 6) e o segundo, contra líquidos (de 0 a 8). Quanto maior for o número, maior é a resistência do item. Com essas informações, você poderá escolher o modelo de luminária mais indicado para as suas necessidades.
Lux (norma) x projeto luminotécnico
Você certamente deseja que sua empresa esteja dentro das normas da NBR/ISO 8995-1. Esse já um grande motivo para realizar um projeto luminotécnico. Mas isso não é tudo. Como cada espaço tem necessidades diferentes, é preciso levar em consideração diversos fatores para evitar que haja excesso ou falta de luz, para que não ocorra o desperdício de energia e para garantir a segurança de todos os funcionários.
Vida útil x garantia
Provavelmente, você já ouviu falar que a iluminação industrial led tem uma vida útil maior do que quando são usadas luminárias convencionais. Mas é preciso esclarecer que, como as com tecnologia led não queimam repentinamente, a vida útil é contada de acordo com a quantidade de horas em que a luminária trabalha com sua total capacidade. Por exemplo, se o item que você vai adquirir tem uma vida útil de 50 mil horas, durante esse período ele oferecerá 100% de sua capacidade. Depois disso, a luminária perderá um pouco do brilho e passará a funcionar com aproximadamente 70%.
Instalação correta e manutenção
Um dos cuidados mais importantes no momento de escolher sua luminária industrial led é ter certeza com relação à altura onde o item será instalado. Somente dessa forma, será possível escolher o modelo correto para o ambiente. Com relação à manutenção, você pode ficar mais aliviado (a). Por ter uma vida útil mais longa, os custos com trocas serão reduzidos. Mas isso não significa que não é fundamental contar com profissionais especializados. Afinal, eles são a garantia de que as luminárias serão instaladas corretamente e ainda te auxiliam a se programar com relação às próximas manutenções necessárias.
Potência elétrica (watts) x Potência luminosa (lumens)
Para finalizar, vamos falar sobre a importância da potência elétrica e da potência luminosa. A primeira verifica quanto de energia é necessário para ligar a luminária, contabilizada em watts. Já a segunda, usa a unidade de medida Lúmen, que mede a luminosidade ou fluxo luminoso. Ou seja, quanto de luz essa fonte é capaz de emitir. Para garantir que o resultado seja conforme o esperado, é necessário dividir a quantidade de lúmens pelos watts. Com o resultado, você saberá se o projeto é realmente econômico e eficiente.