Dimerização de luminárias LED: Saiba como elas podem te ajudar a economizar

Uma das principais vantagens de instalar um sistema moderno de iluminação LED é a economia gerada por ele. Por conta da dimerização de luminárias LED, isso pode ser ainda maior e poupar um valor significativo nos gastos com energia elétrica.

Isso porque, mesmo em dias de sol é comum vermos indústrias, escolas ou aeroportos com as luminárias ligadas o tempo todo. Por outro lado, esses espaços precisam manter a boa visibilidade por meio da iluminação. Esse paradoxo, no entanto, pode ser resolvido por meio da iluminação LED.

O que é a dimerização de luminárias LED?

É um recurso que permite o controle inteligente da intensidade de luz gerada por uma luminária LED. Isso a torna muito mais moderna do que o simples ato de ligar e desligar das luminárias tradicionais.

Isso porque as luminárias tradicionais têm apenas dois estados: ligada e desligada. Isso quer dizer que se você precisa de um pouco de luz não é possível controlar. Ela fica na escuridão total ou com a iluminação ao máximo.

Já a dimerização de luminárias LED permite que esse meio termo possa ser encontrado, de 0 até 100%. Isso possibilita que a luminárias possam trabalhar de acordo com a luminosidade necessária ao ambiente e as condições de iluminação natural. Com a dimerização é possível manter a luz mais adequada em qualquer condição e horário, tornando o sistema de iluminação muito mais eficiente.

Como funciona a dimerização inteligente?

Graças à tecnologia é possível tornar a iluminação inteligente e obter melhores resultados. Na dimerização, um driver dimerizável (0-10V ou DALI) e um Dispositivo Controlador (com sensores de luz natural – LDR) trabalham juntos para encontrar em tempo real a melhor iluminação para determinado lugar.

Imagine um lugar cheio de janelas e super bem iluminado pela luz natural. Mesmo assim deixamos as luminárias ligadas para garantir que o ambiente fique perfeito, não é mesmo? Neste caso, com a dimerização, não é preciso que a luminária trabalhe com total intensidade, podendo reduzir ou aumentar a sua potência e tornando a iluminação adaptável para a necessidade de momento.

Quais as principais vantagens da dimerização inteligente?

A economia de energia derivada desta solução é sentida logo que é instalada. Por conta do sistema inteligente, o consumo de energia é bem menor do que o normal, que fica ligada ao máximo o tempo todo.

Além de gastar menos dinheiro, a dimerização de luminárias LED é benéfica para o meio ambiente. Ela colabora para o consumo consciente de energia e evita o desperdício de recursos.

Outro benefício é na própria iluminação do ambiente em si. A dimerização proporciona mais conforto para quem está no lugar, não sendo mais necessário escolher entre escuro ou iluminado demais. Todos os lugares podem ter a melhor luz para o momento.

Como a dimerização ajuda a economizar energia

A dimerização funciona quase como uma torneira controlando a saída de água. Quando precisamos de pouco, abrimos menos. Se queremos mais água, é só abrir mais a torneira.

Só que com a dimerização essa economia é feita de uma maneira muito mais prática, pois o driver e o sensor trabalham de maneira ininterrupta para buscar sempre a melhor iluminação. Ou seja, não há mais o desperdício de energia.

Dependendo do projeto, esse trabalho é totalmente automatizado. Isso faz com que não seja necessário um monitoramento constante do sistema, que já faz isso com muito mais eficiência.

A dimerização de luminárias LED é um dos componentes mais importantes para um bom projeto de iluminação. Conforme vimos hoje, ela pode ajudar muito em diversos fatores e deixar o ambiente cada vez melhor.

COMPARTILHE

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email