O fato de reduzir drasticamente o desperdício de energia, já faz da lâmpada LED a opção mais sustentável disponível no mercado. Afinal, enquanto outros modelos transformam apenas 5% da energia em luz, o percentual dessa tecnologia é de 40%. Mas isso não é tudo. Os produtos LED podem ser quase totalmente reciclados (95% da sua composição, para ser mais exato). Mas de que forma isso acontece e por que essa questão é tão importante? Vamos explicar a seguir.
Características do LED
Várias particularidades fazem das lâmpadas LED, a opção mais vantajosa disponível no mercado atualmente. Além do seu custo-benefício e da redução no consumo de energia, podemos citar a vida útil longa como um dos principais benefícios. Afinal, sua durabilidade é de cerca de 50 mil horas ou 5 anos e meio. O resultado disso é uma economia maior para o seu negócio.
Mas, o que você talvez não sabia, é que ao investir nessa tecnologia, você está optando por uma solução sustentável para a iluminação da sua empresa. Isso se deve pelo fato da maior parte de seus componentes poderem ser reciclados e utilizados na fabricação de outros produtos industriais.
Qual é a importância da reciclagem das lâmpadas LED?
Além de 95% do produto poder ser reciclado, também é necessário ressaltar a importância desse item para o meio ambiente. Enquanto as lâmpadas incandescentes desperdiçam muita energia e as fluorescentes possuem materiais pesados em sua composição, especialmente o mercúrio, as LED surgiram como uma solução para ambos os problemas. Além de ser bastante eficiente, ela não é produzida com metais pesados.
Mas porque isso é tão importante? Imagine que uma lâmpada fluorescente não é descartada de maneira correta. Além do risco de acidentes, especialmente com os garis, caso elas quebrem, ainda existe a possibilidade dela chegar até um rio, por exemplo. Uma vez na água, o mercúrio pode ser absorvido por plantas e animais aquáticos, além de evaporar e contaminar a chuva. Por ser uma substância tóxica, ele pode causar graves problemas à saúde, especialmente quando inalado. Quando uma pessoa é intoxicada pelo mercúrio, alguns dos sintomas são tosse, dores no peito e dificuldade para respirar.
Como é o processo de reciclagem?
De forma resumida, existem vários processos de reciclagem para esse tipo de item. Mas a maioria deles consiste em separar o vidro, o metal e o plástico de cada item e triturá-los para que possam reutilizados em um novo ciclo de produção.