Como escolher iluminação industrial para fábricas

Manter um espaço bem iluminado pode parecer uma tarefa fácil. Mas, a grande quantidade de opções de lâmpadas disponíveis no mercado pode deixar qualquer pessoa em dúvida na hora de planejar uma iluminação industrial. Sem falar que, nesse tipo de local, esse quesito se torna ainda mais importante. Afinal, pode interferir diretamente na produtividade dos funcionários e até mesmo evitar acidentes de trabalho. Mas já que existem tantas possibilidades, como fazer a melhor escolha para a sua fábrica? Vamos te explicar a seguir.

Projeto de iluminação industrial

A melhor forma de garantir que a iluminação industrial vai atender todas as suas expectativas é contar com o auxílio de um profissional para fazer o projeto. Se você acha que esse é um custo desnecessário, lembre-se de que um especialista vai te aconselhar sobre quais são os melhores equipamentos, sempre visando o custo-benefício. Afinal, não adianta investir pouco no começo e depois ter que gastar com novos equipamentos e manutenção.

Sem falar que o profissional vai levar em consideração a estrutura elétrica do local e o tipo de atuação da empresa. Afinal, uma fábrica alimentícia precisa de lâmpadas diferentes do que uma automotiva, por exemplo. São detalhes como estes que fazem com que o espaço seja iluminado de maneira eficiente, garantindo a segurança de todos.

Analisar o ambiente

Antes mesmo de começar a realizar o projeto, é preciso analisar todas as características do ambiente. Nesse momento, deve ser levado em consideração os objetivos da iluminação industrial, quais áreas necessitam de mais ou menos luz, possíveis obstruções e qualquer outro detalhe que possa prejudicar a luminosidade do espaço. Com essas informações, já é possível determinar se são necessárias luzes direcionadas ou se elas devem ser distribuídas de forma igual. Lembre-se também de levar em consideração os locais pouco frequentados ou de difícil acesso, como salas técnicas, por exemplo.

Posicionamento das luminárias

Juntamente com a análise do ambiente, é necessário pensar no posicionamento das lâmpadas, tendo como foco o que precisa ser iluminado: local de circulação, piso, teto, equipamento, máquinas, produtos, entre outros. Por falar nisso, também é importante analisar os locais e modelos de lâmpadas de emergência que serão instaladas na sua fábrica. Elas são obrigatórias, especialmente em locais amplos, onde uma queda de energia pode provocar acidentes.

Luminárias de LED

As vantagens de investir em  luminárias de LED são inúmeras, independente do local de instalação. Mas em uma fábrica, elas podem ser ainda maiores. Especialmente por causa da difícil instalação. Afinal, devido a longa vida útil, a quantidade de manutenções reduzem drasticamente. Mas não podemos deixar de citar outras vantagens, como iluminação industrial de qualidade, alta garantia, boa escolha para o meio ambiente, excelente custo-benefício e redução no consumo de energia elétrica, que consequentemente, diminui os gastos no final do mês.

COMPARTILHE

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email