Como iluminar quadras poliesportivas

A prática de atividades físicas é indispensável para quem deseja cuidar da saúde e precisa de uma válvula de escape para reduzir o estresse do dia a dia. E talvez a forma mais procurada para movimentar o corpo e se divertir, sejam os esportes. Como durante o dia, as pessoas estão trabalhando, geralmente resta apenas o período da noite para realizar essas atividades, o que faz com que uma iluminação excelente seja fundamental em quadras poliesportivas. Mas qual é a melhor solução para esse tipo de espaço? Vamos te mostrar a seguir.

Regras básicas

Na norma NBR 8995-1 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estão descritas as regras para a iluminação de qualquer ambiente. Mas antes explicar quais são elas, vamos falar sobre o modelo ideal para este tipo de instalação. Os refletores de LED são a opção mais indicada para quadras poliesportivas por inúmeros motivos, que variam desde sua durabilidade, até o alto nível de reprodução de cor.

Com relação à quantidade de pontos de luz que o local necessita, é preciso levar em consideração o tamanho do mesmo. Afinal, somente dessa forma será possível verificar ao certo quantos refletores são necessários para que o espaço fique bem iluminado.

É importante frisar que nas normas, está previsto o uso de pelo menos 4 pontos de luz, com 4 metros de altura, 7 metros de distância do eixo da quadra e 3 metros dos limites da mesma. Se essas medidas forem usadas corretamente, o ofuscamento durante as atividades será evitado.

Relação entre refletores e Watts

Os refletores de LED são potentes e eficientes, por isso é comum não precisar instalar muitos itens. Porém, essa quantidade depende diretamente dos Watts do produto que você pretende investir. Por exemplo, 3 refletores de LED de 400W já são suficiente para garantir uma iluminação excelente para quadras poliesportivas. Em compensação, para os de 200W, são usados em média 6 refletores. Seguindo o mesmo raciocínio, se a sua escolha forem os refletores de LED de 100W, será preciso instalar ao menos 12 deles no espaço. Porém, nesse último caso, é necessário se certificar de que a luminosidade não será prejudicada. Para isso, verifique o índice de iluminância, que deve ter cerca de 300 lx.

Outros fatores

Existem mais alguns detalhes que são importantes para que qualquer espaço tenha uma iluminação excelente, como a temperatura da cor. No caso das quadras poliesportivas, é imprescindível o uso de lâmpadas frias, de 6.500 Kelvin. Outros ponto importante para esse tipo de espaço é o índice de ofuscamento das fontes luminosas. Já que durante a prática de atividades esportivas, ele se torna sinônimo de segurança. Por isso, é necessário seguir os 22 UGR recomendados.

COMPARTILHE

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email