Como o custo de manutenção pode diminuir com iluminação industrial led?

Apesar de normalmente ter valores iniciais mais caros, o custo-benefício da iluminação industrial led pode ser percebido em pouco tempo. Isso acontece, principalmente se for levado em consideração a vida útil do produto e a sua manutenção. Se você ainda não está convencido dos benefícios desse investimento, a seguir vamos mostrar porque a iluminação industrial led acaba sendo mais vantajosa do que as opções convencionais.

Instalação e mão de obra

Um dos primeiros custos que podem ser reduzidos com o uso da iluminação industrial led é a instalação. Esse é um ponto importante, especialmente por causa da dificuldade em pôr os produtos nos locais necessários. Afinal, esses espaços normalmente são grandes e tem o pé direito alto, com até 7m de altura. Para facilitar processo de instalação e o momento da troca, as luminárias podem ser colocadas com um pendente, o que consequentemente também reduz as despesas com mão de obra .

Planejamento

Além de discutir a diminuição de custos, também é fundamental falar sobre a importância do planejamento. Ao utilizar uma iluminação industrial led, é possível verificar com que frequência será necessário substituir as lâmpadas e limpar as superfícies. É claro que, ao longo do tempo, todo sistema de iluminação acaba se deteriorando, e para quem já o utiliza por um tempo, fica mais fácil perceber os sinais. Mas para facilitar, é importante analisar o perfil operacional, as condições do local e as características técnicas. No caso específico do led, essa degradação é mais lenta e para percebê-la, é preciso analisar se há redução da luminosidade e mudança de cor.

Durabilidade

Você sabia que uma lâmpada led pode ser utilizada por aproximadamente 50.000 horas? Ou seja, se comparada com opções convencionais, elas duram até 4 vezes mais. Consequentemente, os gastos diminuem em até três vezes. Por ser a opção com maior vida útil no mercado, ela acaba sendo a melhor escolha para ambientes difíceis de fazer manutenção, já que a frequência de troca é menor.

Controle de iluminação

Uma das principais características da iluminação industrial led é sua alta tecnologia. Por essa razão, é possível tornar o sistema ainda mais econômico ao utilizar um detector de presença, por exemplo. Dessa forma, a capacidade total de iluminação só será utilizada quando é realmente necessário. Ou seja, quando não há expediente, o equipamento compreende que o espaço não precisa estar 100% iluminado, diminuindo ou apagando as luzes. Como consequência, os gastos com energia elétrica e manutenção acabam sendo reduzidos.

Combinar soluções

Outra forma de economizar os gastos diretos e indiretos com iluminação é usufruindo da luz do sol sempre que possível. Para isso, basta investir em um sistema híbrido, que a longo prazo também tem um alto custo-benefício. Afinal, se conseguir utilizar minimamente a iluminação solar, já será possível reduzir o uso da iluminação industrial, aumentando ainda mais sua durabilidade.

COMPARTILHE

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email