As indústrias são locais onde a segurança deve estar em primeiro lugar. Afinal, nesse tipo de espaço, acidentes podem acabar acontecendo com uma certa frequência. Por essa razão, é fundamental que os responsáveis tomem medidas para evitar que a ocorrência deles e uma das mais importantes, diz respeito à iluminação. Esse tema pode não parecer tão importante, no que diz respeito à segurança. Porém, é indiscutível que com a atual jornada de trabalho e a grande quantidade de expedientes noturnos, uma iluminação excelente em indústrias se faz necessário. Mas como obtê-la? A seguir vamos aprofundar o assunto e mostrar quais são as melhores soluções.
Normas
Para alcançar uma iluminação excelente em indústrias, o primeiro passo é se informar com relação às normas. Como cada tipo de ambiente tem necessidades diferentes, é preciso muito conhecimento sobre o assunto para saber qual é o nível de iluminância ideal. Por exemplo, espaços sem uso contínuo precisam de aproximadamente 100 lux (unidade que mede a incidência de um lúmen por m²). Já, locais que são usados constantemente, necessitam de mais de 200 lux.
Mas não é só isso que interfere no nível de iluminância. O tipo de trabalho também é determinante. Em ambientes onde são realizados serviços brutos, deve haver uma iluminação de 200 a 300 lux. Em instalações fabris, o número aumenta para cerca de 500 lux. Por fim, em gráficas e outros locais que precisam de uma visão mais apurada, pode ser necessário até 1000 lux.
Quais são as melhores soluções?
Para saber como obter uma iluminação excelente em indústrias, é preciso levar em consideração o ambiente como um todo. Como nas indústrias, por exemplo, o pé-direito tende a ser alto, isso acaba influenciando na escolha das luminárias. Não apenas por causa da eficiência luminosa, mas também devido a manutenção. Afinal, para realizar as trocas acaba sendo necessário realizar todo um planejamento. Além desse fator, lembre-se que as atividades realizadas no local também são determinantes. Já que nesses locais, é normal ter temperaturas altas ou muito baixas, poeira, e outras situações adversas. Para lidar com todas essas questões e ainda ter uma excelente qualidade no resultado final, as luminárias LED são as mais indicadas para as indústrias.
Quais as vantagens em usar luminárias LED?
Se tem uma coisa que todas as empresas têm em comum é o objetivo de reduzir despesas. Nesse sentido, as luminárias LED são grandes aliadas. Afinal, além de terem uma eficiência maior do que as outras opções disponíveis no mercado, diminuindo os gastos com energia elétrica, elas também reduzem a necessidade de manutenção, já que possuem uma alta durabilidade.
Além disso, precisamos ressaltar que, com uma iluminação excelente em indústrias, a produtividade dos funcionários aumenta, elevando também o faturamento. Mas isso não é tudo. Se essa tecnologia trabalhar em conjunto com sensores, por exemplo, a durabilidade e a economia são ainda maiores. Isso porque será possível regular o uso das luminárias LED apenas para quando forem realmente necessárias. Sendo assim, durante o dia, a indústria poderá aproveitar a luz solar. E como se isso já não bastasse, essa solução ainda é ecologicamente correta, já que 95% da sua composição pode ser reciclada.