Iluminação em LED para fábricas e indústrias

Criada para ser uma alternativa para os sistemas de iluminação utilizados antigamente, a tecnologia LED chegou com o intuito de solucionar problemas que eram comuns, como o desperdício de energia elétrica. E hoje, apesar de já ser bastante conhecida, nem todos os gestores já tiveram a oportunidade de ver de perto o quão vantajosa é uma iluminação em LED para fábricas e indústrias. Se você se encaixa nesse perfil e deseja saber mais sobre o assunto, a seguir vamos te provar porque essa pode ser a solução perfeita para a sua empresa.

Desafios da iluminação em fábricas e indústrias

A iluminação nesses locais é uma das que demandam mais atenção e conhecimento dos profissionais envolvidos. Isso se deve a alguns fatos, como os tetos serem altos e os espaços abertos e amplos. Só esses dois quesitos já fazem com que a manutenção das luminárias seja complicada.

Mas, além disso, ainda há outros fatores que exigem cuidado, como as condições severas e adversas que esses locais geralmente possuem, seja com relação à poeira, umidade ou temperaturas extremas (altas ou muito baixas). Os equipamentos normalmente também são expostos a máquinas pesadas e os trabalhos realizados são um tanto arriscados. Todos esses pontos levantados devem ser levados em consideração no momento de escolher a melhor solução, para que todas as necessidades da empresa sejam atendidas e para garantir a segurança dos funcionários.

Quais as vantagens de investir em uma iluminação em LED?

Com todos os desafios citados no tópico anterior, fica claro que fábricas e indústrias precisam de soluções bastante específicas no que diz respeito à iluminação. Por isso, a tecnologia LED se torna uma das opções mais viáveis. Apesar de demandar um investimento inicial mais alto do que as concorrentes, motivo pelo qual alguns gestores ainda não apostaram nela, o custo-benefício compensa os gastos iniciais.

Isso se deve especialmente por duas razões: eficiência luminosa e vida útil longa. De maneira resumida, as luminárias LED produzem um número maior de lúmen, usando menos energia elétrica. Como consequência, ocorre a diminuição do consumo da mesma. Além disso, existem opções de equipamentos com até 100.000 horas de duração, aproximadamente 12 anos, reduzindo drasticamente os gastos com trocas e manutenção. Mas isso não é tudo. Essa tecnologia também oferece alta potência, distribuição uniforme de luminosidade, baixa emissão de calor, é reciclável e fácil de instalar.

Smart Lighting

Se não bastasse todas as vantagens de utilizar luminárias LED, ao investir em um projeto de smart lighting, é possível reduzir ainda mais os gastos com energia elétrica. Essa solução utiliza sensores para definir qual é a real necessidade do uso da luminária em horários em que a luz natural pode ser suficiente para iluminar o ambiente. Isso pode resultar em uma economia de até 90%, sem falar na diminuição do número de manutenções.

Projeto

Se você já está convencido de que usar iluminação em LED para fábricas e indústrias é a melhor opção para a sua empresa, o próximo passo é buscar um especialista no assunto. Ao analisar o espaço, ele poderá criar um projeto de iluminação totalmente voltado para as particularidades do local, indicando quais são os tipos de luminárias LED mais indicadas e onde elas devem ser instaladas.

COMPARTILHE

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email