Lumens x watts e luminância x iluminância: saiba a diferença

Quando falamos de iluminação é comum que surjam algumas dúvidas, principalmente na hora de substituir as luminárias. Em alguns casos, os termos técnicos que incluem palavras parecidas, mas de significados completamente diferentes, podem confundir aqueles que querem tornar a iluminação mais eficiente. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre lumens e watts? Ou entre luminância e iluminância?

Calma, não precisa se preocupar. Hoje nós vamos responder essas perguntas para você não errar na hora de montar um sistema de iluminação na sua empresa.

Lumens x watts

Quase todo mundo já comprou uma lâmpada tradicional para a sua casa apenas observando qual a quantidade de watts indicada, não é mesmo? Na teoria, quanto maior o número de watts, mais forte a lâmpada e, consequentemente, maior o consumo de energia.

Só que no caso das luminárias industriais LED isso não quer dizer muita coisa. Basicamente, quando escolhemos uma luminária, procuramos aquela que forneça a melhor iluminação. Só que observar a quantidade de watts não nos dará a melhor resposta.

Isso porque os watts apenas demonstra o quanto aquela luminária consome de energia. Ou seja, uma luminária que gasta mais, não necessariamente irá fornecer mais luz.

Mas como eu vou saber qual a melhor lâmpada de LED? É fácil, observe o lúmen! Também conhecido como fluxo luminoso, esse valor indica a quantidade de luz emitida por uma luminária.

Aí sim, quanto maior, mais iluminação você terá.

Cada lumen corresponde a 1 watt. Esse valor demonstra o motivo do sucesso das lâmpadas de LED, pois são necessários menos watts – menos consumo de energia –  para poder iluminar um ambiente com eficiência e economia.

Luminância x iluminância

Não, você não está lendo errado e nem é a mesma palavra. Saber a diferença de luminância e iluminância – com i – é mais simples do que parece, por isso, vamos jogar luz nesse assunto.

O que é luminância?

Este é um dos termos mais técnicos do mundo da iluminação e significa a medição da quantidade de emissão de luz vista sob um certo ângulo. Ao olhar para uma superfície iluminada a intensidade luminosa que é refletida se divide em diversas áreas visíveis aos olhos.

Esse dado é importantíssimo para a elaboração de um projeto de iluminação, pois é necessário saber em determinados casos se a luz refletida está na luminância adequada, nem fraca ou forte demais.

O que é iluminância?

Também conhecida como nível de iluminamento, a iluminância é a quantidade de luz que incide sobre uma superfície. A iluminância é essencial para medir se um ambiente está bem iluminado ou não.

Sabe quando você entra em um lugar e tem a impressão de que a luz está fraca? Então, pode ser que a iluminância tenha sido mal calculada, ou sequer planejada. Isso torna um lugar desagradável para quem está frequentando.

Por mais que sejam parecidos esses dois conceitos são bem diferentes, e, sob nenhuma hipótese, podem ser confundidos. Por este motivo, o mais recomendável é contratar uma empresa especializada que faça um projeto de iluminação adequado de acordo com o local.

COMPARTILHE

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email