Muitos fatores levam uma pessoa a optar pela iluminação LED. Mas, na hora de escolher qual é a melhor luminária para o seu ambiente, é preciso levar em consideração alguns fatores. Um dos principais é a eficiência luminosa. Se você não sabe o que significa esse termo, não se preocupe. A seguir vamos te explicar o que é e porque essa informação é importante.
O que é eficiência luminosa?
Antes de falar sobre o que significa esse termo, precisamos explicar sobre fluxo luminoso e potência energética. O primeiro avalia quanta luz é emitida pela luminária e é medido em Lúmen. Já a potência energética mostra quanta energia elétrica é necessária para ligar a lâmpada, usando a unidade Watts.
A eficiência luminosa mede quanto de energia elétrica é convertida em iluminação enquanto a luminária está acesa. Ou seja, quanta energia é gasta para que a luminária acenda e quanto o fluxo luminoso alcança com essa energia. Para obter esse número, é necessário dividir o fluxo luminoso pela potência exigida. O resultado, portanto, será na unidade Lúmens por Watts (Lm/W). Mas geralmente não é necessário fazer essa conta. O valor obrigatoriamente deve constar na etiqueta de desempenho energético da lâmpada, assim como o selo do INMETRO.
O que influencia a eficiência luminosa?
A eficiência luminosa pode mudar conforme o tamanho, tipo, formato e design da luminária. Mas o que mais influência nesse valor é a tecnologia. As luminária incandescentes, por exemplo, são menos eficientes que as fluorescentes e as LED superam ambas. Para se ter uma ideia, uma luminária fluorescente normalmente tem eficiência luminosa de 50 a 70 Lm/W. Enquanto isso, uma LED tem o valor acima de 130 Lm/W. Portanto, se quanto mais alto é o valor da eficiência luminosa, mais luz será fornecida pela luminária e maior será sua estabilidade, as luminária com tecnologia LED fornecem uma iluminação mais intensa, precisando de uma potência menor do que as demais.
Por que a eficiência luminosa é importante?
Um das principais vantagens em investir em iluminação LED é a economia. Mas não basta apenas comparar os preços, é preciso analisar a eficiência de cada luminária. Afinal, se você tiver uma luminária eficaz utilizando pouca energia, consequentemente a conta de luz será reduzida. Sem falar que com o bom desempenho, é possível evitar vários problemas, especialmente em um local de trabalho, como: desconfortos visuais, queda de produtividade e até mesmo acidentes de trabalho.