Iluminação Industrial: quais os tipos de luminárias ideais para cada empresa e como economizar?

A realização de um projeto de iluminação é de extrema importância para qualquer empresa. Afinal, um local mal iluminado pode interferir diretamente na produtividade dos funcionários e até mesmo causar acidentes de trabalho. Mas isso não é tudo. É preciso também pensar nas particularidades de cada item, já que para necessidades diferentes, é preciso contar com soluções diferentes também. E quando falamos de iluminação industrial, a escolha do modelo das luminárias que serão utilizadas deve levar vários fatores em consideração. Alguns exemplos, são: uso de máquinas pesadas, vibração, umidade, poeira e temperatura. Todas essas questões podem ser decisivas para garantir maior economia e uma longa vida útil. Pensando nisso, vamos falar sobre os principais tipos de luminárias e qual é a indicação para cada uma delas.

Luminária LED High Bay (indústria comum)

Com grande fluxo luminoso, essa luminária é perfeita para indústrias, galpões e outros locais industriais comuns, que possuam pé direito alto. Dentre suas principais características, estão: acendimento instantâneo, ação contra superaquecimento, alto custo-benefício, longa vida útil e alta eficiência, utilizando pouca energia para obter mais luminosidade. Além disso, esse modelo também pode ser usado em conjunto com sensores, o que aumenta a durabilidade das lâmpadas e reduz ainda mais os gastos.

Luminária LED High Bay (indústria pesada)

Com as mesmas características do modelo acima, a principal diferença dessa luminária é a maior resistência a temperaturas altas. Por exemplo, enquanto boa parte das lâmpadas suportam até +45ºC, essas podem ser usadas em ambientes com até +65ºC. Elas também possuem mecanismo anti surto de 10Kv/10Ka.

LED High Bay Linear

As luminárias LED High Bay Lineares também são bastante semelhantes com o primeiro modelo. Porém, sua principal diferença é o formato da emissão da luz, que é retangular. Com isso, a quantidade de pontos necessários é reduzida. Também é importante ressaltar que esse modelo não utiliza elementos que fazem mal à saúde, como mercúrio e sódio. Esse tipo de iluminação industrial é indicado para galpões, estoques, ginásios, indústrias e outras construções com pé direito acima de 7 metros.

LED Low Bay Linear

Ao contrário do item anterior, esse modelo deve ser usado em locais com pé direito abaixo de 7 metros. Por esse motivo, é perfeito para escritórios, lojas, depósitos, áreas de produção, estacionamentos cobertos e demais locais com pé direito baixo. E se utilizada em lugares com menos de 4 metros de altura, precisa de filtro leitoso para não causar ofuscamento. Com relação às suas características, as LED Low Bay Lineares tem ótima durabilidade, alta qualidade, boa eficiência energética e podem ser instaladas uma ao lado da outra, formando uma linha.

Luminárias Herméticas

As luminárias herméticas são os modelos mais indicados para temperaturas baixas, já que suportam de -35ºC, até +45ºC. Por essa razão, são boas opções para frigoríficos e cozinhas industriais. Além disso, também são apropriadas para locais difíceis de iluminar o chão, por causa de umidade, poeira e vapor. Dentre suas principais características, estão a alta durabilidade e a resistência a água e poeira.

Refletores Industriais

Os refletores industriais podem ser usados tanto em locais internos, quanto externos. Afinal, seu feixe luminoso pode alcançar até 70m, se suas lentes forem instaladas corretamente. Por esses motivos, esse tipo de iluminação industrial é indicado para galpões, quadras, fachadas, ambientes externos e lugares que precisam criar destaque com a iluminação. Nesse caso, é fundamental usar um projeto de iluminação, principalmente para analisar os ângulos e os lúmens.

Luminárias para Postes (Street Lights)

Como você já deve imaginar, esses tipos de luminárias são indicadas para uso externo. Sendo assim, podem ser utilizadas em estacionamentos, pátios, áreas de lazer, entre outros. É interessante aliar esse modelo a projetos Smart Lighting, para que a luz seja utilizada conforme a necessidade.

COMPARTILHE

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email